Vencendo a Depressão

    Está sempre "não muito bem"? Sempre está sem vontade de sair e estar entre outras pessoas? Se você está sofrendo com uma tristeza prolongada por algum tempo, você deveria enfrentar de frente a depressão e procurar diagnóstico de um médico psiquiatra, eles podem te ajudar superar a depressão. 



    
    Depressão ou tristeza prolongada é um problema muito comum no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 6% da população brasileira sofre de depressão em 2020, sendo o país com o maior índice da américa latina. 

    Entretanto, a maioria das pessoas que sofrem de depressão não são tratadas, desta forma, muitas pessoas passam seus dias carregando o fardo dos efeitos da depressão. 

    À primeira vista, pode parecer simples tratar a depressão, entretanto, é preciso mais que um pouco de ânimo para se curar completamente, são precisas visitas constantes ao terapeuta assim como o uso dos medicamentos prescritos pelo médico (nada disso é exatamente barato).

    Diante de tudo isto, é preciso que quem sofre de depressão consiga encontrar forças suficientes para enfrentar a doença e vencê-la!

    A drepessão muitas vezes pode atrapalhar as atividades diárias do indivíduo e suas funções normais, o gosto pela vida pode fácil e rapidamente se esvair, deixando a situação insuportável. E no lugar de disposição para fazer alguma coisa, a pessoa é cada vez mais o tipo que se odeia, não tem auto confiança, tenta se isolar do mundo e simplesmente não valoriza mais a vida.



    Mais ainda, a pessoa que sofre de depressão não é a única que tem de enfrentar as consequências desta condição destrutiva, as pessoas ao seu redor e seus entes queridos certamente vão acompanhar esta dor.

    Quem sofre de depressão se vê atravessando fases tão ruins, basicamente não se importando com mais nada e mais ningém, sendo muito provável que não só a dificulte o relacionamento consigo mesmo mas também com as pessoas que a amam.

    Felizmente depressão tem cura, especialmente quando diagnosticada nos estágios iniciais, indivíduos deprimidos podem ser tratados através de terapia e medicação, mesmo que possa ser um pouco caro, a saúde mental não é algo que deve ser desprezado.

    Conversas cognitivo-comportamental e conversas interpessoais são apenas alguns dos tratamentos psicosociais que os terapeutas podem oferecer a seus pacientes, ambos são comprovadamente eficazes na produção de resultados positivos.

    Ainda assim, as pessoas tendem a não reconhecer a depressão mesmo que esteja na frente do seu nariz. ser honesto consigo mesma é fundamental para ser capaz de se curar e encontrar a felicidade.

    Não ignore os diversos sintomas, indivíduos deprimidos exibem comportamentos não característicos, como falta de interesse em hobbies e passatempos (ou outras atividades que costumava gostar), dorme demais ou não consegue sequer fechar os olhos por alguns minutos, se torna antisocial de repente, fala com frequência sobre morte ou em ser uma pessoa inútil. Pessoas com depressão tendem a se depreciar até por pequenas coisas. 

    
Existem diversos outros sintomas de depressão, mas no caso de algum desses se encaixarem em sua situação atual ou de alguém que você conhece, procure ajuda médica, hoje em dia é muito mais fácil encontrar ajuda que há 10 anos atrás. Existem inclusive serviços on-line bastante acessíveis para quem não tem muito poder aquisitivo. É importante que a depressão seja diagnosticada o quanto antes, para assim se ter melhores chances de recuperação.

    A depressão não deve ser alguma coisa que as pessoas precisam temer e se afastar de quem sofre do mau, ao contrário, precisamos tentar entender e ter empatia.

    Quem sofre de depressão precisa começar a recuperar o rumo de suas vidas e enfrentar sua condição de frente e lutar pelo controle.
    
    A vida é um presente tão precioso que não deve ser desperdiçado! Se você decidir passar todos os seus dias chorando pelos cantos e se depreciando você não vai viver uma vida plena e feliz, como você nasceu pra viver!

    A depressão destrói a mente e o espírito, não seja uma vítima, lute! Você tem força suficiente pra isso! Acredite em você mesma como eu acredito! Você é uma pessoa vencedora!





0 Comments