Pessoas que podem estar sofrendo de depressão ou disordens psiquicas apresentam ou demonstram diversos sintomas característicos.
Às vezes, é muito fácil que deixamos passar desapercebidos alguns sintomas e, por isso, não sermos capazes de ajudar quem stá sofrendo de depressão.
Existem alguns equívocos em relação aos sintomas e diagnóstico de depressão. Quem sofre deste mal não necessariamente apresentam todos os sintomas aqui descritos, ou podem vir a apresentar com o tempo.
Se você apresenta estes sintomas ou conhece alguém que apresenta, não deixe a situação se complicar para procurar ajuda, é melhor ter um diagnóstico negativo (que significa você não sofre de depressão) que não ter diagnóstico algum. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido você vai se livrar deste mal.
Além disso, já que os sintomas de depressão variam, a hora, frequência e duração dos "ataques" também variam.
Se você apresenta um ou mais destes sintomas, procure ajuda médica, você é importante, sua vida importa! 💓
- Períodos prolongados de tristeza
- Falta de disposição para atividades que você costumava gostar
- Está sempre de mau humor
- Prefere ficar no quarto chorando que interagir com outras pessoas
- Se sente sem esperança
- "Pessimismo perene"
- Sente-se culpada
- Sente que a vida não tem nada de bom a oferecer
- Ou que você não tem nada de bom para oferecer
- Sente que nada de bom vai acontecer com você
- Sente que não pode ser feliz
- Sente medo, insegurança e vazio
- Sente que tem algo muito errado com você
- Movimentos físicos involuntários e forma "nervosa"
- Acha que não tem propósito para viver e pensamentos de morte e suicídio
- Desânimo persistente e baixa auto-estima
- Mudanças de apetite prolongadas com ganho ou perda de peso
- Tem insônia ou dorme em excesso
- Dificuldade para raciocinar e tomar decisões
- Dificuldade de concentração
- Angústia, irritabilidade e ansiedade
- Não acha graças nas coisas e tem dificuldade em sentir-se alegre
- Diminuição do desejo e desempenho sexual
- Dores sem causa aparente, aperto no peito ou sensação do corpo pesado
- Dor de cabeça constante e disordens digestivas
Este são alguns sintomas da depressão, se você sente algum (ou vários) deles, pro favor, procure ajuda médica!
Sentimentos de culpa, perda de auto-estima e de esperança e vontade de ficar no quarto o dia inteiro são sintomas muito comuns em quem sofre de depressão. O sentimento de culpa sobre alguma coisa faz com que a pessoa fique muito triste e achar que não merece ser feliz. O amor próprio é escasso, a auto-estima inexistente e a vida parece não ter sentido.
A falta de esperança faz com que a pessoa que sofre de depressão assuma que as coisas nunca vão dar certo e não conseguem encontrar forças para mudar de ideia.
Quando deprimida a pessoa não consegue ter prazer com as coisas que antes tinha e, com isso, desiste de fazer qualquer coisa. Preciso dizer isto mais uma vez, se você se sente assim, procure um médico e enfrente a depressão de frente! Você tem forças para vencê-la!! 💪
Fatiga e cansaço também são sintomas de depressão muito comuns, quando a pessoas perde qualquer interesse em fazer as coisas, sente falta de energia física o tempo todo, esta falta de energia pode também lembrar a pessoa a deixar de se alimentar ou dormir o suficiente, levando também a degradar a saúde física.
Quem sofre de depressão tem grande dificuldade em se concentrar, tem a memória ruim e se sente insegura para tomar decisões. A falta de interesse pelas coisas podem levar a perder o controle das atividades cotidiadas e à incapacidade de se lembrar de coisas que aconteceram ou coisas que outras pessoas disseram. A falta de interesse torna as pessoas deprimidas muito desatentas.
Se você (ou conhece alguém que) sofre algum ou vários desses sintomas, não perca tempo, procure um terapeuta!
Fique de olho em perda ou ganho excessivo de peso em você ou em pessoa ao seu redor. Pessoas que falam muito de morte ou de suicídio, que não têm razão pra viver precisam de ajuda, nem sempre elas sabem que precisam, e é muito fácil para quem não está passando o que ela está passando não compreender a situação.
Tenha empatia se você conhece alguém com estes sintomas de depressão, mesmo que você não saiba o que dizer ou como ajudar, é importante que você desmonstre que está disposto a ajudar, um simples "eu te acompanho até o terapeuta" pode ser um grande passo para a recuperação de quem sofre de depressão.
0 Comments